top of page
Foto do escritorPastor Glauco Barreira M. Filho

Uma igreja em cada cidade

Atualizado: 20 de set. de 2023


Crédito da imagem: Heberth Ventura



Quando lemos o livro de Atos dos Apóstolos, percebemos que só havia uma igreja em cada cidade. A unidade local da igreja era garantida pela submissão a um colegiado de pastores denominado de Presbitério (I Timóteo 4:14). Desse modo questões controversas e disciplinares ligadas a membros da igreja de Jerusalém que haviam perturbado outras igrejas em outras cidades (Atos 15: 1) foram decididas pelo presbitério de Jerusalém (Atos 15: 2, 6).


Vemos também a unicidade da igreja em cada cidade ao lermos as cartas paulinas. Paulo não escreveu para igrejas em Roma ou Éfeso, mas para a igreja (no singular) em Roma e para a igreja (no singular) em Éfeso. Quando são mencionadas IGREJAS na Galácia (Gálatas 1: 2), isso se dá porque a Galácia era uma região com várias cidades. A mesma coisa vemos nas cartas para as IGREJAS da Ásia. A Ásia era uma região com várias cidades. Foi enviada uma carta para cada cidade (Apocalipse 1: 11; 2: 1, 8, 12, 18; 3: 1, 7, 14).


Conforme dissemos anteriormente, o que fazia a igreja ser uma numa cidade era a submissão comum a um único presbitério:



“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, ESTABELECESSES PRESBÍTEROS, como já te mandei.” (Tito 1: 5)



Desse modo, qualquer rompimento na igreja da cidade é um cisma. Se uma facção não se submete ao Presbitério da cidade torna-se cismático.


Uma igreja bíblica (ou o Presbitério) de uma cidade também não pode entrar na esfera (cidade) da outra. Sobre isso, disse Paulo:



“E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio.” (Romanos 15: 20)


“Porque não nos estendemos além do que convém... não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios... para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para nos não gloriarmos no que estava já preparado.” (II Coríntios 10: 14- 16)




Pastor Glauco Barreira M. Filho (29.01.2009)



124 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Jæīř Fıłhø
Jæīř Fıłhø
Oct 21, 2024

Infelizmente esse ponto está sendo muito esquecido em nossos dias

Like

Warley Frota
Warley Frota
Sep 19, 2023

Artigo bem esclarecedor.

Like
bottom of page