Já há alguns dias venho refletindo sobre como posso ser mais útil no Reino de Deus e de que forma posso contribuir para a causa de Cristo na terra e na propagação do seu reino. Acredito que cada um de nós temos uma vocação e um chamado, pois, no nosso intimo sempre fazemos esse questionamento, e em alguns casos, ouvimos Aquela voz interior nos lembrando que fomos chamados para fazer algo para Deus.
Essa inquietação é boa quando nos impulsiona a buscarmos o significado da nossa existência e o grande proposito de Cristo ter dado sua vida por nós, salvando-nos dos nossos pecados. Sua graça nos desperta abrindo novo caminho para felicidade eterna. Não estamos aqui em vão, embora estejamos apenas de passagem, Cristo nos capacita para darmos testemunho dessa graça libertadora.
Desejo com esse breve artigo poder despertar e encorajar, porventura, alguns que assim como eu, almejam ter uma vida útil e proveitosa na proclamação e defesa da fé que de uma vez por todos foi entregue aos santos (Judas v.3). A defesa da fé esteve sempre ao lado da propagação do Cristianismo Primitivo no mundo dominado pelo Império Romano. Os primeiros cristãos logo perceberam que a mensagem do evangelho causaria um impacto naquela sociedade e que, pela natureza da verdade que eles pregavam, resultaria em oposição. Todavia os nossos irmãos foram corajosos e fieis no testemunho que davam Daquele que os tirou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2.9)
Tal qual nossos irmãos, somos também convocados para darmos testemunho da razão da nossa fé (1 Pedro 3.15). Isso me leva a pensar que a fé é racional, não no sentido, de tentar eliminar a presença do sobrenatural, ou negar a Deus pela razão, como tentaram os filósofos iluministas e teólogos liberais. Mas com o propósito de crê e abraçar a verdade do evangelho holisticamente. Crer para entender, e entender para crer não são duas coisas antagônicas, pois é o Espirito Santo que nos guia em toda a verdade.
O contexto atual em que vivemos nos levam também a combater pela fé do Evangelho num mundo cada vez mais hostil a Deus, a verdade, a moral e aos bons costumes. A sociedade brasileira hoje se encontra totalmente alienada dos princípios cristãos, e não é de agora, ou seja, de tempos recentes, que há uma aversão ao cristianismo. Parece que todo um conjunto de estruturas foram montadas para opor-se a Deus, preparando assim um cenário ideal para um reino que está por vir. Não um reino de justiça e paz, mas de ódio e vingança cuja vinda e eficácia é segundo Satanás (II Tessalonicenses 2.9).
Cabe-nos procurar o fundamento da nossa fé e cavar mais profundo para que nossas raízes estejam bem firmadas na verdade e assim possamos combater o bom combate da fé. Por meio de uma vida piedosa, consagrada ao serviço cristão, fundamentada na leitura diária da Palavra de Deus e na oração, na leitura de bons livros e resgate da boa literatura, tendo uma cosmovisão cristã no enfrentamento das ideologias seculares e demoníacas da atualidade.
Faz-se necessário a todo cristão, de toda a faixa etária, que estejam alertas quanto aos ardis de Satanás em tentar criar uma cortina de fumaça e desviar a nossa atenção dos reais problemas que a Igreja de Cristo deve enfrentar e vem enfrentando nos dias atuais. Este artigo é um apelo, somado aos diversos esforços que tem sido tomado para despertar as consciências de cada cristão, quer sejam irmãos de nossas congregações, ou a quem interessar para que também combatam pela fé que uma vez foi entregue aos santos.
Tenho disponibilizado diversos materiais em mídia eletrônica, livros clássicos em defesa da fé e diversos outros conteúdos para o aperfeiçoamento dos santos. Vários grupos de leituras tem sido formados para tratar de temas importantes e se aprofundando em livros clássicos como o livro 1984 de George Orwell, entre outros. Palestras sendo ministradas pelos nossos pastores abordando temas conservadores e de orientação para famílias. Pregações de cunho profético e exortações à líderes evangélicos tem alertado e preparado o povo evangélico para os grandes desafios da atualidade. Não posso deixar de mencionar o trabalho árduo dos nossos ministros em promover uma união de pensamento e boa doutrina através dos materiais de estudos bíblicos (os quais tem o seu galardão no céu).
E por último, mas não menos importante, um grande trabalho vem sendo realizado na igreja, tanto no meio dos adolescentes como também entre os pequeninos, os quais tem recebidos não apenas amor e afeto, mas a instrução e conhecimento do verdadeiro evangelho. Irmãos e irmãs que tem se dedicados à causa do Mestre para preparar o caminho do Senhor nos corações tanto dos adolescentes, dos juniores e dos pequeninos, dos quais Jesus disse, pertencer o reino dos céus. (Mateus 19.14)
Cada esforço desse parece ser insignificante no enfrentamento da onda avassaladora do mal que permeia toda a nossa sociedade, e que tem atuado, infelizmente, em alguns meios evangélicos. Percebemos a atuação do inimigo em diversos seguimentos: filmes, musica, arte, ciência, escolas, governos, etc. Mas cremos no poder da Palavra de Deus com a qual enfrentaremos o império das trevas, avançaremos pelas trincheiras, destruiremos as fortalezas e marcharemos rumo à vitória.
Toda a igreja precisa estar no mesmo pensamento na defesa dos valores cristãos, cada família unida na promoção dos ensinamentos conservadores. Pais e mães, filhos e filhas, líderes, dirigentes, pregadores, professores, jovens e adultos, todos precisam estar engajados contra a influência do mal permeada em nossa sociedade. Pois somos a resistência! Que Deus em Cristo faça resplandecer a sua luz sobre nós!
Em Cristo Jesus,
Ivanildo Mendes
コメント