top of page
Foto do escritorPastor Glauco Barreira M. Filho

Pacto de fé 

Atualizado: 30 de set. de 2024


Reunião de pessoas numa capela

Crédito da imagem: Heberth Ventura



 

“Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para VER COMO ESTÃO... E passou pela SÍRIA E CILÍCIA, CONFIRMANDO AS IGREJAS.” (Atos 15: 36, 41)



É missão dos pastores fazer sempre uma avaliação do estado da igreja para saber como ela se encontra. Também faz parte da missão pastoral promover novos modos de confirmar a igreja na fé.


As igrejas que batizam crianças têm uma confirmação ou confissão de fé em idade adulta. Os batistas têm o pacto de fé das igrejas batistas, o qual deve ser objeto de adesão como condição para o batismo nas águas.


Falta, porém, hoje, para a maioria das igrejas uma renovação dos pactos de fé, o que durante os avivamentos do passado era muito comum acontecer.


Anualmente, os metodistas, sob a liderança de Wesley, celebravam o culto do concerto onde renovavam seus votos de fidelidade. Se não se mantivessem na rigorosa disciplina metodista, eles eram excluídos do movimento.


Durante os avivamentos acontecidos com a presença de Finney, os pastores, cheios do Espírito Santo, decidiam excluir todos os membros da igreja. O recadastramento era feito através de uma entrevista na qual os pastores faziam uma nova avaliação dos membros. Para ilustrar esse tipo de acontecimento, citarei apenas um trecho do livro MEMÓRIAS ORIGINAIS DE CHARLES G. FINNEY:



“Depois de falar até levar o povo à emoção, PROPÕS A DESATIVAÇÃO DA IGREJA QUE ENTÃO EXISTIA, A FIM DE QUE UMA NOVA FOSSE ORGANIZADA, E INSISTIU EM QUE ESSA MEDIDA ERA ESSENCIAL PARA O PROGRESSO E BEM-ESTAR ESPIRITUAL DE SEUS MEMBROS.”



O livro diz que o pastor disse: “Seus vínculos com esta igreja estão desfeitos. Vocês estão fora, no mundo... até que se tenham convertido e afiliado à igreja”. Sobre a reação das pessoas, diz: “Um grande pânico tomou conta daquelas pessoas...” O resultado final, porém, foi avivamento.


Durante os avivamentos, os que mais resistiam a essas medidas eram os membros mais antigos da igreja, sendo que alguns se diziam obreiros.


Nesses dias, a Igreja Batista Renovada Moriá, dentro do espírito do zelo cristão, está recadastrando seus membros por uma confirmação de seu pacto de fé. Quem não quiser assinar é porque “aniquilou sua primeira fé” (I Timóteo 5: 12). Não me admirarei se membros antigos ou pseudo-obreiros não assinarem. As desculpas podem ser mil, mas o motivo será sempre o mesmo.



“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras...”(Apocalipse 2: 4, 5)







Pr. Glauco Barreira M. Filho (03.02.2009)

 

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page