top of page
Foto do escritorWarley Frota

O que é a Igreja ?

Atualizado: 22 de ago. de 2023



Segundo a Igreja Católica Romana, Jesus Cristo deixou uma igreja santa e católica (universal) que dizem eles ser a sua própria denominação. Ansiosos para defender a exclusividade de sua instituição dizem que só existe uma igreja verdadeira condenando todas as demais denominações como falsas, negando o uso do termo "igreja" no seu plural. Outros porém, dizem que não existe uma igreja específica a qual Jesus tenha edificado. E por fim, têm aqueles que afirmam a existência da igreja desde a época de Adão, pois Deus sempre teve um único povo, contrariando assim o que Jesus disse em Mateus 16.18:


"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"


Estes equívocos se dão pelo mau entendimento que se tem hoje sobre o que seria a Igreja, segundo o padrão bíblico. Por isso, gostaria de primeiro trabalhar o conceito básico de igreja e como ela está dividida em seus dois aspectos centrais, universal e local.


O conceito de igreja


É este o conceito básico de Igreja quando consultamos os dicionários de grego. O termo “Igreja” vem do grego ekklesia, que, de acordo com a Concordância de Strong, significa:


1577 εκκλησια ekklesia

de um composto de 1537 e um derivado de 2564; TDNT - 3:501,394; n f

1) reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, assembléia.

1a) assembléia do povo reunida em lugar público com o fim de deliberar.

1b) assembléia dos israelitas.

1c) qualquer ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso, tumultuosamente.

1d) num sentido cristão:

1d1) assembléia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso.

1d2) grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem.

1d3) aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila, etc, constituem um grupo e estão unidos em um só corpo.

1d4) totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo.


Podemos perceber por aí que a igreja, segundo o seu conceito básico, não seria uma instituição ou uma denominação com uma placa, escrita nela, metodista, batista ou muito menos católica romana. A igreja se apresenta como a reunião dos crentes pela fé em Jesus Cristo.


Igreja universal e invisível


Esta reunião pode ser entendida biblicamente se dando em dois aspectos, um universal e invisível e outro local e visível. No que tange ao primeiro aspecto, universal, a bíblia sagrada utiliza-se de outros termos para se referir à igreja, como por exemplo, ela ser o corpo de Cristo.


“E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Efésios 1:22-23)


“Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador” (Efésios 5:23)


“Pois o que eu sofro no meu corpo pela Igreja, que é o corpo de Cristo, está ajudando a completar os sofrimentos de Cristo em favor dela” (Colossenses 1:24)


Logo, a igreja nunca poderia ter existido desde Adão, já que a mesma é o corpo de Cristo, só os crentes da nova aliança poderiam fazer parte dela, por terem sido batizados no Seu corpo pelo Espírito Santo, passando assim o corpo de Cristo, ou seja, a Igreja, a existir.


"Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito." (1 Coríntios 12.13)


Outro termo utilizado para tratar da igreja no aspecto universal é, virgem (noiva) do Cordeiro.


"Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo." (2 Coríntios 11.2)


"Pois o cuidado que tenho com vocês vem do próprio Deus. Eu os prometi como noiva pura a um único marido, Cristo." (2 Coríntios 11.2)


"O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida." (Apocalipse 22:17)


Percebemos que esta Igreja universal é uma só e não várias como alguns querem defender. Cristo possui um único corpo e não vários e uma única virgem ou noiva. Neste sentido nunca o termo 'igreja' é utilizado no plural, mas sim no singular. Esta igreja é universal, pois é composta pela reunião espiritual de todos os crentes nascidos de novo espalhados pelo mundo e em toda a dispensação da graça. É também invisível, pois ninguém pode dizer que ela está completamente aqui ou ali, limitando-a a uma cidade, estado ou nação.


Igreja local e visível


Esta reunião também pode ser entendida biblicamente no segundo aspecto, como se referindo a uma variedade de igrejas locais, que seriam a representação visível da Igreja invisível, divididas geograficamente por cidades, debaixo da supervisão de um presbitério também local.


"Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:" (Tito 1:5)


"Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia." (Apocalipse 1:11)


Alguns leitores atentos poderiam questionar tal afirmação, de que a igreja local é dividida por cidade, com os textos onde o termo "igreja" é utilizado no plural, querendo afirmar que existe a possibilidade de existirem várias igrejas em uma única cidade, como os citados abaixo:


"E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:" (Gálatas 1:2)


"As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa." (1 Coríntios 16:19)


"Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da macedônia;" (2 Coríntios 8:1)


Porém os textos acima não invalidam o meu argumento, pois se atentarmos bem para a pluralidade do termo "igrejas" vamos perceber que está atrelado à "regiões" e não à "cidades". A Ásia no texto citado de apocalipse se refere à província romana, cuja capital era Éfeso, maior centro comercial, religioso e político da época. A Galácia por sua vez compunha a uma confederação mais ampla, denominada Província Romana da Galácia – abrangendo a Psídia, Isáuria, partes da Licaônia, Panfília, Panflagônia, Frígia Oriental, o Ponto Polemoniano e a Armênia Menor. E por último temos a Macedônia que foi uma província romana situada ao norte da Grécia. E em cada uma dessas províncias haviam muitas cidades onde se localizavam inúmeras igrejas locais, por isso do termo plural "igrejas" quando acompanhado de alguma província romana.


Estas igrejas além de serem locais, delimitadas por cidade, também eram visíveis, pois poderiam ser localizadas em um espaço geográfico específico onde possibilitaria dizer que ela está aqui ou ali. Nesse aspecto local se admite a possibilidade de ter nela, como membros, verdadeiros e falsos crentes, diferentemente da igreja no seu aspecto universal, onde esta possibilidade não existe. Uma coisa interessante a se notar é que o meio para se ingressar na Igreja universal e invisível é a fé do coração, invisível aos olhos físicos, e o meio para ingressar alguém na igreja local visível é o batismo nas águas, que seria o meio visível instituído por Jesus Cristo. Conseguimos ver esses dois meios na afirmação paulina abaixo:


"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Romanos 10:9)


Onde o 'se com tua boca confessares' se refere ao ato do batismo cristão, ordenança estabelecida para se testemunhar a confissão de modo público e o 'em teu coração creres' se referindo ao ato inicial de fé que torna o homem um cristão genuíno.


Concluímos assim, afirmando que o termo "igreja" pode se referir aos dois aspectos centrais, universal e local e que dependendo de qual deles o contexto bíblico se refira, teremos que nos atentar para esta distinção buscando não cometer os mesmos erros graves citados no início deste artigo.



No amor e na paz do Espírito,


Warley Frota

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page