top of page
Foto do escritorLucas Faustino

O duplipensamento, a hipocrisia farisaica e a esquerda



Em nome de uma ideologia, as pessoas acabam sendo manipuladas e manipulando elas mesmas. Esse era o caso dos fariseus: os evangelhos mostram ao leitor como que eles, em nome de uma elevação exagerada de um mandamento, desprezando outros, não praticavam a misericórdia, tendo o mesmo peso, visto que também era um mandamento. Portanto, obedeciam o primeiro não por amor a Deus, mas por pura imposição religiosa.


No capítulo 12 de Mateus, eles tentam acusar Jesus de algum delito contra a lei, perguntando a ele se é lícito curar no sábado. Jesus, em sua infinita sabedoria, pergunta a eles se eles mesmo ajudariam a sua própria ovelha, caso caísse numa cova num dia de sábado. A resposta claramente é sim, eles ajudariam. Quebravam o sábado para ajudar uma ovelha, mas não o fariam para ajudar um igual? Jesus ajuda o homem da mão mirrada, pois ele mesmo disse que veio para as ovelhas perdidas de Israel - ou seja, Jesus fez exatamente o que os fariseus faziam. Hipocrisia dos fariseus, ou, como nós chamamos atualmente, duplipensamento. Ajudar num sábado, em nome da misericórdia, e, num sábado, não ajudar - esquecendo propositalmente da misericórdia. Como Orwell (1949) conceituou o duplipensamento, assim se encaixa o que os fariseus ali faziam:


“[...], manter simultaneamente duas opiniões que se [anulam], sabendo que [são] contraditórias e acreditando em ambas, [...]; conscientemente induzir a inconsciência, e depois, mais uma vez, tornar-se inconsciente do ato de hipnose que você tinha acabado de executar."


Me perdoem a candidez, mas eu achava que esse conceito era algo novo, praticado pela esquerda atualmente. Me enganei. Agora que a mencionei, não parece estranho essas pessoas defenderem a vida dos animais, e ainda assim serem abortistas? Não seria loucura minha achar contraditório essas pessoas culparem o Estado pelos males da sociedade e, em nome de suas ideologias, entenderem que o Estado - sim, esse mesmo que são contra - vai solucionar seus problemas? Por que são contra o armamento, por entenderem que a causa da violência vem de diversos fatores, mas são a favor do aborto, ignorando que o mesmo acontece por uma serie de fatores? Já que para acabar com a violencia temos que diminuir a desigualdade social e oferecer amplamente uma educação de qualidade, por que que não fazem o mesmo com o aborto, buscando acabar com a causa do problema (Pois acontece - supostamente - por causa da desigualdade social e pela ausência do pai do bebê na vida de diversas mulheres)? Talvez eu esteja delirando quando penso que são eles que defendem a liberdade de expressão e a democracia, mas, em nome destes, são antidemocráticos e censuram os seus opositores. Eles gritam: “Ciência!”. Mas quando esta responde: “Homem é homem e mulher é mulher”, eles respondem: “Transfóbico, homofóbico” e etc, etc, etc… Pelo bem, promovem o ódio; pela igualdade entre os “gêneros”, promovem a desigualdade deles mesmo - casos de transsexuais entre mulheres biológicas no esporte. Mas enfim, se todos estão duplipensando, talvez sou eu que, neste Admirável Mundo Novo, estou; talvez o duplipensamento agora é pensar, e o pensar, é duplipensar. Talvez eu precise sair da minha bolha e começar a ver as coisas fora dela - entrando em outra bolha, que tira minha capacidade de ver as coisas. Apesar da ironia, lembre-se: O duplipensamento é a ética da esquerda.




Lucas Faustino

17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Jæīř Fıłhø
Jæīř Fıłhø
Sep 24, 2024

👏🏽👏🏽

Like
bottom of page