top of page
Foto do escritorPastor Glauco Barreira M. Filho

O crente e a igreja


Uma capela medieval

Crédito da imagem: Heberth Ventura


 

“....E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que iam sendo salvos.” (Atos 2: 47).

 


A igreja não salva, é verdade, mas a igreja é a comunidade dos salvos. O Senhor pelo seu Espírito encaminha o salvo à igreja. Ninguém pode aplicar a si as promessas do Novo Testamento sem estar na igreja, pois as epístolas foram endereçadas às igrejas, assim como o Apocalipse.


O Espírito Santo foi dado à igreja para guia-la, de modo que a decisão da igreja seja a decisão do Espírito (Atos 15: 22, 18). O Espírito Santo envia missionários através da igreja (Atos 13: 1-4). Os apóstolos, profetas, pastores, evangelistas foram postos por Deus na igreja (I Cor. 14: 28; Efésios 4: 11, 12). Os dons espirituais são dados a igreja para edificação (I Cor. 14:12). O Espírito Santo fala para as igrejas:



“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 2: 7, 11, 17, 29; Apoc. 3: 6, 13, 22).

 


A promessa do arrebatamento é feita a igreja de Filadélfia (Apocalipse 3: 10). As igrejas locais estão nas mãos de Jesus (Apocalipse 1: 20).


O batismo nas águas, mandamento de Cristo, envolve o compromisso com a igreja:

 


“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas” (Atos 2:41).

 


Os cristãos em Atos sempre foram descritos em comunidade (Atos 2: 42, 43, 46; Atos 4: 32). A Ceia do Senhor foi entregue à igreja (I Cor. 11: 22-33). Os disciplinados pela igreja não podiam participar (I Cor. 5: 9 –13). A disciplina da igreja era referendada pelo céu (Mateus 18: 15-18).


A Bíblia diz que não devemos deixar de congregar (Hebreus 10: 25) e que devemos nos submeter aos pastores (Hebreus 13: 17).


O crente não se afasta da igreja pelas sua imperfeições, assim como ninguém deve abandonar sua família porque tem tensões com ela. Se não deixamos de estudar ou trabalhar por dificuldades que tenhamos na escola ou no emprego, porque deixaríamos a igreja por qualquer coisa? Estamos na igreja por amor e obediência a Cristo. Quem não ama o corpo (a igreja) não pode amar o cabeça (Cristo). Ninguém agrada o noivo (Cristo) desprezando a noiva (igreja).


Há alguns prepotentes que dizem: “Eu quero Jesus, mas não a igreja. Amo Jesus, mas não quero compromisso com instituições”. Isso é mentira! Não amam Jesus. Os advogados estão nos eventos da sua classe, pagam anualidade da OAB e votam para escolher seu presidente. Do mesmo modo ocorre nas outras profissões. Isso porque amam a sua profissão. Como, então, pode haver um crente que não ame a igreja?


Escolher Jesus é escolher um povo:



“Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo; antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado” (Hebreus 11: 24, 25)





Pastor Glauco Barreira M. Filho (14.11.2008)

64 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Warley Frota
Warley Frota
Jan 14, 2024

Esse artigo é como um martelo nas crenças dos desigrejados.

Like
bottom of page