top of page
Foto do escritorPastor Glauco Barreira M. Filho

Mandamentos e conselhos para o início de um namoro


Crédito da imagem: Heberth Ventura



No jardim do Éden, Deus ordenou a Adão e a Eva que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Obviamente, Deus não queria que Adão e Eva não tivessem conhecimento. O que Ele queria era que Adão e Eva não conhecessem as coisas na hora errada e do modo errado.


Adão e Eva agiram como muitos adolescentes insensatos. Não tiveram paciência para esperar conhecer as coisas do modo estabelecido por Deus. A precipitação se somou a vontade de ter a experiência de primeira mão. Adão e Eva não queriam aprender sobre o que era o mal por evitá-lo e por ouvir as orientações de Deus. Eles queriam sentir o sabor do mal, queriam experimentá-lo.

Muitos adolescentes cometem hoje o mesmo pecado de Adão e Eva, sendo, entretanto, mais culpados porque não aprenderam a lição através do exemplo bíblico. Eu me refiro a jovens que têm pais sensatos, pessoas honradas que dão bons conselhos. Eles dão aos filhos boa educação e os ensinam a evitar o caminho do erro, anunciando as nefastas consequências que seguem o pecado.

Os filhos insensatos, todavia, não querem ouvir os bons conselhos dos pais. Instigados pela serpente, que toma inúmeros disfarces (amigos, professores, etc.), desejam ter a experiência do erro. Dizem aos pais: “Nós temos direito de saber” ou “Temos o direito de experimentar”.

Tais pessoas perderão a sua inocência, a sua alegria, o seu jardim do Éden. A partir daí, elas conhecerão a desgraça, o deserto, a maldição. Entre estes, estão os jovens que namoram precocemente, os que casam contra a vontade dos pais e dos pastores, os que se prostituem, os que andam com más companhias e os que são irresponsáveis e preguiçosos.

Por isso gostaria de deixar mandamentos bíblicos e conselhos acerca da conveniência ou não de iniciar um namoro. Em primeiro lugar, vamos considerar os mandamentos:


1)O crente não deve namorar um incrédulo (a):


“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (II Cor. 6: 14)


2)Nunca um crente deve namorar sem a permissão dos pais. A Bíblia diz que o pai tem o poder de dar ou não dar a filha em casamento (I Cor. 7: 36-38). Foi Abraão que estabeleceu os critérios para a escolha da noiva de seu filho Isaque (Gênesis 24: 2 –9). Deus deu aos pais (genitores, adotivos ou tutores) um discernimento natural para saber o que é melhor para os filhos. Será insensato quem não considerar isso:


“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Efésios 6: 2-3)


Jesus foi submisso a seus pais adotivos (Maria e José) no que respeita as coisas humanas (Lucas 2: 51).


Agora, vejamos conselhos de prudência:


3)A mulher não deve namorar um homem irresponsável que não quer estudar ou trabalhar.


4)O homem não deve namorar uma mulher insubmissa aos pais, pois, se casar com ela, ela lhe será insubmissa.


5)A mulher não deve namorar um homem que trata mal a mãe, pois irá lhe tratar mal.


6)As pessoas nunca devem namorar por influência alheia, principalmente se essa influência é de pessoas que não consideram a importância da opinião dos pais.


7)É preciso ver em que contexto as pessoas se conheceram. Os que se aproximaram na cumplicidade da rebeldia ou da fofoca não irão ser ajudadores recíprocos.

Que os jovens sejam zelosos e prudentes. Sejam pacientes, obedientes aos pais e tementes a Deus. Busquem o Reino de Deus em primeiro lugar!




Pastor Glauco Barreira M. Filho (15.06.2009)


175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page