top of page
Foto do escritorPastor Glauco Barreira M. Filho

Contra os caloteiros



“O ímpio toma emprestado e não paga; mas o justo se compadece e dá” (Salmo 37: 21)



O ímpio não gosta de trabalhar, mas gosta de ter as coisas. Gosta de comer do prato alheio, e, por isso, pede emprestado e não paga. Também compra fiado para não pagar, sendo infiel nos contratos (Romanos 1: 31). O apóstolo Paulo, porém, diz que a ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor” (Romanos 13: 8).


A Bíblia adverte:



“Suave é ao homem o pão da mentira, mas, depois, a sua boca se encherá de pedrinhas de areia.” (Provérbios 20: 17)


“Trabalhar por ajuntar tesouro com língua falsa é uma vaidade, e aqueles que a isso são impelidos buscam a morte” (Provérbios 21: 6).



Há pessoas que querem viver acima de sua condição financeira. São os que se fazem ricos, não tendo coisa alguma (Provérbios 13: 7). A Bíblia diz é grande ganho a piedade com contentamento. Também diz: “Sejam os vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes” (Hebreus 13: 5).


Uma das coisas que mais me escandalizou em uma igreja foi um pastor dizer que os irmãos, embora sem dinheiro, deviam contribuir pela fé, dando um cheque pós-datado. Ele, na verdade, estava fomentando a irresponsabilidade das pessoas, ou seja, o tipo de prática que gera inadimplentes. O pior é que estava usando a fé como pretexto. Paulo, porém, disse: “Porque se há prontidão de vontade, será aceita (a oferta) segundo o que qualquer tem e não segundo o que não tem.” (II Coríntios 8: 12)


Os ímpios são “prestativos”, mas com o fim de explorar as pessoas depois. Os fariseus iam as casas fazer longas orações, mas, na verdade, queriam se beneficiar da mesa daquelas casas (Mateus 23: 14).


Cabe-nos a vigilância para não errarmos, bem com advertir os querem ir pelo caminho da malandragem. Deus nos ajude!





Pastor Glauco Barreira M. Filho (10.11.2008)

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page