top of page
Foto do escritorPastor Glauco Barreira M. Filho

A função do pastor e a função das ovelhas

Atualizado: 16 de mar. de 2024


Ovelhas no pasto

Crédito da imagem: Heberth Ventura



 

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quando vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10: 25).



As pessoas pensam que a função específica do pastor é ganhar almas, mas a Bíblia mostra que essa é a função de todo crente. Jesus não só comissionou os apóstolos para pregar, mas também comissionou os setenta discípulos (Lucas 10: 1-12).


A grande comissão que Jesus deu após a ressurreição (Atos 1: 8) foi cumprida por crentes comuns (Atos 8: 1, 4 e 5).


Um pastor de ovelhas deve guiá-las, mas não pode gerá-las, pois só ovelha gera ovelha. No caso da igreja, o pastor deve ganhar almas enquanto ovelha (que também é), mas não porque é pastor. Assim como não é o pastor que gera uma ovelha, assim também não é o pastor que a amamenta. É uma ovelha que alimenta outra ovelha. Foi Ananias, um cristão simples, que cuidou de Paulo quando esse era novo convertido (Atos 9: 10-18).


Paulo ensina os cristãos simples a ajudarem-se mutuamente na vida espiritual (Gálatas 6: 1-2; I Tessalonicenses 5: 14). Foram Priscila e Áquila que discipularam Apolo, o grande pregador (Atos 18: 24-26).


O pastor participa das funções comuns a todos os crentes, mas a função específica do pastor é estabelecer a boa doutrina (I Timóteo 4: 6, 16), determinar a disciplina (I Coríntios 5: 3-5), refutar os hereges (Tito 1: 9), ordenar os sacramentos (I Cor. 11: 23-34) e preparar líderes (Atos 20: 17-36; II Timóteo 2: 2; Efésios 4: 11, 12).


Há pessoas que exigem onisciência dos pastores para conhecer todos os problemas, assim como onipresença para estar com todos e onipotência para dar conta de tudo. O pastor, porém, é um ser humano. Suas funções são limitadas. Ele não pode e não deve querer fazer o que é papel dos crentes em conjunto fazer.


Há pessoas que cobram visitas do pastor como se ele pudesse saber de seus problemas. Tais pessoas é que deveriam procurar os pastores. A Bíblia não fala de visitas pastorais, embora fale que o enfermo acamado deve CHAMAR os presbíteros para orar por ele (Tiago 5: 14).


O pastor não é invasor (João 10:1). São os hereges que gostam de ir pelas casas a fim de trazer transtornos (Tito 1: 10-11). O pastor deve estar aberto para receber, mas as pessoas devem procurá-lo. É por esse motivo que a Bíblia não coloca as visitas em casa como requisito para o pastorado, mas, sim, diz que o pastor deve ser HOSPITALEIRO para RECEBER as pessoas que lhe PROCURAM (Tito 1: 8).


É preciso que os pastores cumpram a sua função, mas também é necessário que cada crente cumpra a sua:



“Do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”(Efésios 4: 16).  




Pastor Glauco Barreira M. Filho (18.02.2009)

88 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Tomás Braga
Tomás Braga
Mar 22, 2024

Que haja harmonia em tudo que Deus consolidou, por meio da sua Palavra.

Que a Igreja experimente a boa, perfeita e agradável vontade de Deus em resposta a vocação divina, seja ela geral ou específica!

Like
bottom of page